TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) Autismo / Transtorno do Espectro Autista (TEA) Demências e doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Demência Vascular…) Dificuldade de Aprendizagem e Perda de Memória Consequências e Deficiências advindas do Traumatismo Craniano (TCE) Dentre outros casos como Epilepsia, Disritmia Cerebral, Dislexia, alterações atencionais ligadas à diabetes e ao alcoolismo, dentre outros…
A avaliação neuropsicológica detalha as principais funções cognitivas: atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico, planejamento, percepção visual, capacidade aritmética, etc.
A avaliação pode auxiliar no diagnóstico de uma doença assim como dar orientação para o tratamento, auxiliar no planejamento de reabilitação, e perícias judiciais.
A partir da avaliação é possível propor intervenções específicas para a pessoa avaliada, de acordo com o quadro apresentado no laudo da avaliação.
A avaliação neuropsicológica pode ser necessária quando há algum caso de deficiência cognitiva que prejudica a vida diária da pessoa e interfere negativamente em seus relacionamentos interpessoais.
Sendo assim, alguns sinais podem indicar a necessidade de realizar o exame. Veja os principais:
Além de possibilitar o diagnóstico, a avaliação neuropsicológica também serve para identificar a intensidade dos distúrbios cognitivos. Assim, é possível acompanhar a evolução do quadro clínico de pacientes, por exemplo, com Alzheimer, ou, ainda, monitorar a recuperação cognitiva em pacientes em reabilitação.
Faça uma avaliação neuropsicológica com especialistas!
Como você pode ver, a avaliação neuropsicológica é um exame bastante aprofundado e com uma ampla capacidade de análise sobre as condições cognitivas de uma pessoa. Por isso, ele é um recurso muito importante na ocorrência de sinais que sugerem a existência de algum transtorno.
Mas lembre-se de que somente profissionais especialistas podem aplicar a avaliação neuropsicológica. Assim, é essencial que o avaliador seja um Psicólogo com formação em Neuropsicologia.
Por isso, é fundamental contar com um profissional capacitado e uma clínica habilitada para fazer a avaliação neuropsicológica. Para mais informações sobre condições neurológicas, acompanhe a nossa Central Educativa!