PROGRAMA ABA JÁ – Programa direcionado para intervenção clínica com a equipe multidisciplinar com o protocolo VB MAPP: Este é um instrumento de avaliação baseado em marcos aplicado especialmente em crianças com autismo ou atraso no desenvolvimento da linguagem. Sendo assim, o protocolo leva em consideração marcos do desenvolvimento, tomando como parâmetro crianças com desenvolvimento típico, para identificar o impacto do atraso em pares da mesma idade que apresentaram desenvolvimento atípico. Para isso, foram determinados cinco componentes que detalhamos a seguir:

  1. Avaliação de marcos: Esta etapa consiste em uma avaliação com 170 marcos da linguagem e aprendizado que são divididos em 16 domínios. A organização é determinada de acordo com a idade cronológica da criança, e levando em consideração os níveis de 1 a 3 já determinados.

  2. Avaliação de barreiras: Aqui são avaliadas 24 barreiras para o aprendizado e desenvolvimento da linguagem da criança. Ou seja, em quais aspectos ela mais tem dificuldade e, por isso, tem dificuldades em se comunicar. Alguns desses aspectos podem ser:

    • Tato comprometido;
    • Imitação comprometida;
    • Comportamento de ouvinte comprometido;
    • Falha na generalização.
  3. Avaliação de transição: Seu objetivo é fornecer uma avaliação das habilidades e capacidades da criança em 18 áreas mensuráveis. Assim, espera-se que os profissionais da educação e as pessoas cuidadoras consigam tomar decisões assertivas no processo educacional e estabelecer prioridades para o desenvolvimento da criança.

  4. Avaliação de tarefas e habilidades de apoio: Esta etapa serve de apoio para profissionais que atuam no desenvolvimento do Plano de Ensino Individualizado (PEI). Ela avalia 750 habilidades, divididas em 14 domínios, tendo como foco uma avaliação mais detalhada das habilidades da avaliação de marcos.

  5. Nivelamento VB-MAPP e qual sua importância?: Último componente do VB-MAPP, esta avaliação fornece um direcionamento na elaboração do PEI e auxilia os profissionais na seleção do número de objetivos a serem alcançados.